Salão de Atos da URCA. FOTO: Reprodução

O I Seminário de Educação em Direitos Humanos, acontecerá nesta sexta-feira (06), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), e tem por objetivo coletar propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, que pretende estruturar uma série de iniciativas promovidas pelo Governo do Estado do Ceará nessa área. As inscrições serão feitas no local.

O evento é uma parceria da Universidade Regional do Cariri e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

De acordo com coordenador especial dos Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, além de fazer parte de uma série de seminários que estão sendo realizados em todo o Ceará, o encontro tem entre seus objetivos constituir uma rede de apoio a projetos na área de educação em direitos humanos. “Nós, da coordenadoria de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, entendemos nesse momento histórico de tanta intolerância, tanto ódio, que é essencial o fortalecimento das ferramentas de educação em direitos humanos”, destaca.

O evento contará com um debate sobre “Direitos Humanos e Defesa da Democracia”, além da exposição de experiências de Educação e Direitos Humanos. Entre essas experiências estão o trabalho realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), pelo grupo Raízes e Frutos do Caldeirão e pelo Coletivo Camaradas.

O Grunec foi formado em 2001 e vem desenvolvendo ações em prol da revalorização da população negra na região do Cariri cearense desde então, enquanto o Conselho foi fundado em 1993 e vem cobrando a efetivação de políticas públicas para atender as mulheres e suas necessidades. O Coletivo Camaradas é uma organização política atuante no campo das artes, da pesquisa, da produção e difusão cultural e das lutas por políticas públicas para cultura. Já o grupo Raízes e Frutos do Caldeirão é formado por jovens do Assentamento 10 de abril e, assim como o Coletivo, realiza ações voltadas para a juventude local.

Para a professora Grayce Alencar Albuquerque, coordenadora do Observatório de Violência e Direitos Humanos na região do Cariri pela Urca, o evento consolida-se como um importante espaço de discussão sobre os direitos humanos e a democracia, no intuito de contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais democrática e equitativa.

“Discutir em parceria sobre a consolidação dos direitos humanos, especialmente elencando-se as particularidades do Ceará, é de fundamental importância para a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, documento este que será norteador nas práticas de ensino”.

De acordo com Grayce, a Urca cumpre seu objetivo ao dar apoio a iniciativas com foco no desenvolvimento de políticas públicas que assegurem a justiça e a democracia cidadã, aproximando a universidade pública da sociedade ao reforçar o seu papel para além de acadêmico, mas também social.

Sobral e Juazeiro do Norte também receberão uma edição do Seminário em Direitos Humanos.

Serviço
I Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos no Cariri
Data: 06/04/2018
Local: Universidade Regional do Cariri (Urca) (Rua Cel. Antônio Luis, 1161, bairro Pimenta, no Crato)

Programação
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Exposição de experiências de Educação e Direito Humanos Juventude – Grupo Raízes e Frutos do Caldeirão e Coletivo Camaradas; Politicas de Cotas – Estudante e Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec); Mulheres – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense.
11h – Debate: Direitos Humanos e Defesa da Democracia
12h – Almoço
14h – Oficinas de coleta de propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Eixos: Educação Básica, Educação Superior, Educação Popular, Educação e Comunicação, Memória, Verdade e justiça.
16h – Encerramento

Post a Comment