A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, já está realizando os preparativos para as festas juninas deste ano de 2018. O Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier realizou a primeira reunião com representantes das quadrilhas juninas de Juazeiro do Norte. O objetivo foi dar início aos planejamentos para o São João nos Bairros. Participaram representantes de 29 quadrilhas adultas e infantis e, na oportunidade, foi feita uma avaliação do São João no Bairros do ano passado. A reunião foi realizada no último dia 12 de abril.

De acordo com a Diretora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide, a ideia é dar prosseguimento à linha de trabalho que vem sendo desenvolvida desde o início da Gestão do Prefeito Arnon Bezerra, que é realização dos eventos a partir da mobilização das categorias envolvidas. “O São João está partindo do encontro dos quadrilheiros e a partir disso o projeto está sendo formatado. Foram levantadas, de forma conjunta, algumas definições importantes como datas, locais e “regras” para que todos possam participar”, explica.

A novidade para este ano é que além dos “arraiás” comunitários organizados pelas próprias quadrilhas, haverá também um festival que deverá premiar os participantes e, de forma oportuna, inserir este festival no circuito de quadrilhas da região Nordeste. Ainda de acordo com Maria Gomide, os próximos passos são a definição das datas de realização do evento e a programação completa.

Em 2017, o São João dos Bairros contou com a participação de 22 quadrilhas juninas e 17 grupos da tradição popular que se apresentaram em diversos “arraiás”, realizados em 15 bairros diferentes.

A proposta foi descentralizar as festas juninas, proporcionando um acesso mais democrático para toda a população e, permitindo, inclusive, a participação de crianças e idosos, além de fomentar a economia criativa das diversas localidades envolvidas.

Post a Comment