Juazeiro do Norte realiza I Seminário de Políticas Sobre Drogas.
FOTO: Helio Filho
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Rede de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município, realizou nesta quarta-feira (04), o I Seminário de Políticas Sobre Drogas de Juazeiro do Norte. O evento teve como objetivo trazer para a sociedade a explanação de temas relacionados às políticas da saúde mental e antidrogas.

Participaram do Seminário representantes do setor de segurança pública, através do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal; representantes do Conselho Municipal de Saúde e de diversos setores da Secretaria de Saúde; membros das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho e de Educação, da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, do SAMU, da UPA, além de estudantes de nível superior e sociedade em geral.

A secretária executiva de Saúde do Município, Francimones Rolim, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24h (CAPS AD III) de Juazeiro do Norte, com a implementação do Sistema Acolhe Ceará, que em parceria com o Estado amplia o atendimento às pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.

A secretária executiva, em nome do Prefeito Arnon Bezerra e da secretária de Saúde, Nizete Tavares, agradeceu a parceria com o Governo do Estado no processo de implantação do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), que será instalado em Juazeiro do Norte, e  contemplará outros municípios da região do Cariri. “Estamos aqui para fortalecer as políticas da saúde mental e antidrogas no município de Juazeiro do Norte e região”, completou.

O secretário especial de políticas sobre drogas do Estado, Will Almeida, destacou a importância do evento, tendo em vista a relevância do tema e a necessidade do mesmo ser mais discutido na sociedade. “Precisamos sair daqui com esse desejo de levar a informação, prevenir nossos jovens e cidadãos com relação às drogas. Hoje Juazeiro do Norte é um grande parceiro da nossa Secretaria”, afirmou o secretário.

Juazeiro do Norte conquista primeiro Centro de Referência sobre Drogas

Will Almeida falou ainda sobre o trabalho que vem sendo realizado nos municípios pela Secretaria Especial de Política Sobre Drogas (SPD), no que diz respeito à prevenção, acolhimento e reinserção social e profissional dos dependentes químicos. “Vamos inaugurar, até o início do próximo mês, o primeiro Centro de Referência sobre Drogas do interior do Ceará e o Prefeito Arnon Bezerra está dando todo o suporte, juntamente com a Secretaria de Saúde, para que a gente possa implementar esse grande projeto”, afirmou.

A coordenadora do Hospital Dia Elo de Vida, Sandra Coelho, palestrou sobre “manejo de pacientes em crise: dependência química e comorbidades”. A coordenadora de políticas sobre drogas, Alessandra Pimentel, e a coordenadora de interlocução interinstitucional, Lidiane Rebouças, falaram sobre as políticas sobre drogas no Ceará e os projetos desenvolvidos pela SPD.

No encerramento, a diretora da Rede de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, Elizangela de Gouveia, agradeceu a parceria do Estado na realização deste evento e falou que, em um segundo momento, haverá a apresentação da Rede de Atenção Psicossocial de Juazeiro do Norte, onde serão explanados os fluxos de atendimento.                  (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment