Centro de Referência sobre Drogas ficará no Centro Multiuso.
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio de parceria com o Governo do Estado do Ceará, irá receber o primeiro Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do interior do Estado. Na última quarta-feira (04), a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Nizete Tavares, reuniu-se com o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, com o objetivo de estabelecer as contribuições que o Município irá disponibilizar para a instalação e funcionamento do CRD.

Participaram também da reunião a secretária executiva de saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, a coordenadora de políticas sobre drogas, Alessandra Pimentel, e a coordenadora de interlocução interinstitucional da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPD), Lidiane Rebouças.

O CRD tem como proposta integrar políticas públicas sobre o uso de álcool e drogas, promover ações de prevenção, acolher e encaminhar usuários e seus familiares para a rede assistencial, além de capacitar colaboradores e fomentar pesquisas. O serviço funcionará em espaço anexo ao Vapt Vupt e a instalação está em fase final. A expectativa, de acordo com o secretário Will Almeida, é de que o CRD seja inaugurado até o início do mês de maio.

Recursos Humanos
Como contrapartida, o Município cederá os profissionais que atuarão no CRD, entre eles, psicólogo, assistente social, enfermeiro, motorista, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. Os profissionais passarão por treinamento especial através da SPD. O CRD do Cariri atenderá a dezenove municípios das 20ª e 21ª Regional de Saúde. De acordo com a secretária Nizete Tavares, este é um passo muito importante para o fortalecimento das políticas de saúde mental no Município e região. A equipe de gestores da SPD ressaltou que Juazeiro do Norte tem sido um grande parceiro nas ações desta secretaria.

Post a Comment