Museu de história do Crato passa por reforma e requalificação.
FOTO: Elizângela Santos
O prédio que abriga os museus de artes e de história da cidade do Crato passa por reestruturação no espaço físico e catalogação de suas peças. A informação é do secretário de cultura do município Wilton Dedê. Ele disse que a ação é resultado de um investimento da gestão, além de uma parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca).

A reforma envolve o primeiro piso do prédio que abriga o Museu de História da cidade cratense. A expectativa é que até o mês de junho a obra, que custará pouco mais de 60 mil reais, seja entregue. O equipamento recebe, pintura, requalificação nas instalações elétricas, forro e banheiros.

Seis acadêmicos do curso de história da Urca fazem o trabalho de catalogação das mais de 600 peças que recontam a história da cidade. O secretário informou ainda, que haverá uma organização cronológica, o que facilitará a compreensão do desenvolvimento histórico representado.

Já a parte superior do equipamento, que compreende o Museu de Artes, ainda sofre com entraves pela falta de prestação de contas da gestão anterior. A informação é que o Governo Federal enviou recursos, mas por não haver explicação sobre como o dinheiro teria sido gasto, o equipamento está impedido de receber novas verbas nesse sentido.

O secretário disse que a situação está sendo resolvida na expectativa de que novos aportes de recurso sejam destinados ao museu de artes de Crato.               (Portal Badalo)

Post a Comment