Em visita à cidade de Missão Velha nesta quinta-feira (05), mais precisamente na Fábrica Linard, Heitor Feitosa, Presidente do Instituto Cultural do Cariri, Idalécio de Freitas, do Geopark Araripe e Venâncio Saraiva, consultor, se juntaram à Maraton e Alônio Linard para visitar a empresa e ao mesmo tempo apresentar aos Linard o projeto de criação do Museu do Engenho que será erguido nas dependências do Instituto Cultural do Cariri (ICC), em Crato. 

A construção desse tão sonhado museu, conta com o apoio do Secretário de Assuntos Internacionais Antônio Balman, que estará aportando recursos de sua emenda parlamentar, para a concretização do museu. 


Nascido em Santana do Cariri, Antônio Linard sempre teve pendor para a engenharia mecânica, sendo autodidata. Quando adulto, esmerou-se em comprar seu primeiro torno mecânico. Nesse intento, certa feita, depois de ter limpado e lubrificado as armas do bando de Lampião, o chefe dos cangaceiros perguntou quanto havia custado o serviço. De pronto, Linard recusou a oferta de remuneração. Em seguida, Virgulino Ferreira da Silva indagou qual era o desejo do talentoso jovem, e a resposta deste foi a de possuir um torno mecânico. Assim, foi passado um chapéu entre a cabroeira, para fazer a arrecadação dos valores que ajudaram na aquisição do objeto tão desejado por Antônio Linard. 

A fábrica ou fundição já funciona a 85 anos, tendo contribuído diretamente para o desenvolvimento do Cariri, construindo engenhos, pontes, trens e tantas outras obras primas que sempre trazem como marca a qualidade. A genialidade do velho Linard foi herdada por boa parte dos filhos e netos, que ainda hoje tocam os negócios da velha, útil e interessantíssima fábrica. Maraton é um dos parceiros do Projeto do Museu do Engenho Cariri.

Post a Comment