A comunidade católica de Farias Brito se prepara com entusiasmo e ardor missionário para as comemorações alusivas ao octogenário aniversário de criação da Paróquia, que tem como  Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Criada pelo bispo dom Francisco de Assis Pires, em 16 de abril de 1938, o  território paroquial foi desmembrado de Assaré. A Capela cuja data de criação é de 1868, teve como primeiro capelão o padre Henrique José Cavalcante nos primórdios do Antigo Quixará, nome primitivo do Município de Farias Brito.

Entre os vultos religiosos de destaque, estão os renomados irmãos padre David Augusto Moreira e monsenhor Àgio Moreira, conceituados nomes da história religiosa local. O primeiro foi compositor da letra e música do Hino da Imaculada Conceição e  destaque no cenário religioso e cultural do Cariri. Já o irmão, o monsenhor Àgio, é um referencial de serviço à Igreja do Crato,  especialmente à comunidade do Belmonte, onde atua como líder e benfeitor de diversas gerações na arte musical.

Uma vasta programação fará parte das comemorações, que serão iniciadas no próximo dia 14, com a celebração na Capela do Nicho, homenageando o padre Inácio Bonfim, ali sepultado. Assim como, a entronização da imagem de São Pedro como Padroeiro da capela e de São João Paulo II.

No dia 15 de abril, as celebrações ocorrerão na Igreja Nossa Senhora de Fátima ( Moriá), homenageando o padre José Coringa, ali sepultado em 2011.

No dia 16, data de criação da Paróquia,  a programação acontecerá na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tendo início ao meio dia com o badalar dos sinos e salva de fogos em todo o território paroquial, lembrando a magnitude desta data. À noite, haverá a celebração eucarística e  a culminância do tríduo comemorativo,  que lembrará a memória do padre Joaquim Sóther de Alencar e do Cônego Manoel de Araújo Feitosa.

Na oportunidade será inaugurada a galeria em homenagem aos 15 vigários que estiveram à frente da Paróquia nesses 80 anos: Os padres David Augusto Moreira, Aloizio Rocha Barreto, José Ferreira Lôbo, Cônego Manuel de Araújo Feitosa, Àgio Augusto Moreira, Raimundo Nonato Dias, Orlando Tavares, Valdemar Fernandes, Eugênio Dantas de Medeiros, José Adauto Alencar, José Wilton Leite,  José Valdênio de Andrade Arraes, José Coringa, Adalmiran Silva de Vasconcelos e o vigário atual, Francisco Paulo Pereira da Silva.

Um bolo comemorativo está sendo preparado pela comunidade para abrilhantar a data.

Ainda em homenagem ao 80º aniversário da Paróquia,  a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição visitará todas as capelas, proporcionando momentos celebrativos e de  fervor para o povo fariasbritense.  Para o padre Paulo, o momento é de grande significado para a espiritualidade do povo e servirá para intensificar entre as comunidades, o serviço de evangelização, afirmou.

Durante todo o ano, celebrações religiosas e apresentações culturais farão parte do calendário litúrgico e social.                   (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment