Aurora recebeu 85 milímetros de chuva. FOTO: Henrique Macedo
O Ceará voltou a registrar chuvas em pelo menos 118 municípios no período das 7h de segunda-feira às 7h desta terça-feira (10). Enquanto o Município de Aurora no Cariri cearense recebeu a quinta maior precipitação do Estado – a maior do região -, com 85 milímetros. A água que caiu ontem e hoje fez o Rio Salgado apresentar um bom volume de águas.

A maior chuva caiu no posto pluviométrico da Vila Santa Vitória. No Sítio Tipi também choveu, recebendo um volume de 28,7 milímetros. Ontem, três postos também registraram chuvas em Aurora. O levantamento é da a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Toda essa água contribui com o bom volume que o Rio Salgado apresenta desde o fim de semana após as fortes chuvas que caíram na região. Com 308 km de extensão, o Rio Salgado nasce na Chapada do Araripe, em Crato, e deságua no Rio Jaguaribe, em Icó. Depois disso, a água que banha o Cariri percorre mais de 100 km para abastecer o Açude Castanhão – hoje apresenta volume de 4,44%.

10 maiores chuvas de ontem para hoje no Ceará:


Aracati (Posto: Aracati) : 116.6 mm
Forquilha (Posto: Forquilha) : 105.0 mm
Frecheirinha (Posto: Frecheirinha) : 102.0 mm
Forquilha (Posto: Ac. Forquilha) : 100.0 mm
Ipu (Posto: Flores) : 95.0 mm
Aurora (Posto: Santa Vitória ) : 85.0 mm
Aracati (Posto: Mata Fresca) : 81.0 mm
Ipueiras (Posto: America) : 80.2 mm
Granja (Posto: Adrianopolis) : 78.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 75.5 mm


Previsão
Hoje (10), o dia deve permanecer nublado em todo Estado com possibilidade de chuvas. Para esta quarta-feira (11), a expectativa é de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará. Já na quinta-feira (12), a Funceme também projeta precipitações em todo o Estado e nebulosidade variável.                       (Blog Diário Cariri)

Post a Comment