Açude São Vicente, localizado no distrito de Baixa-Fria, em Santana do Acaraú, foi mais um açude a sangrar no Ceará. A cheia ocorreu na noite da última terça-feira (10).

Com as chuvas dos primeiros dias de abril, sobe para onze o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude São Vicente, localizado no município de Santana do Acaraú, Região Norte do Estado, sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Maranguapinho, em Maranguape, Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús. Dezesseis açude do Ceará estão com capacidade acima de 90%.


Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,01% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 7,49% do volume máximo.           (G1 CE)

Post a Comment