Médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte, fizeram paralisação parcial desde o início da tarde desta terça-feira (3), para os atendimentos à pacientes que não fossem de extrema gravidade clínica.

Segundo funcionários da UPA, apenas pacientes que necessitam de urgência, diagnosticados previamente para atendimento deste tipo, continuam sendo atendidos.

Os médicos que atendem no local reivindicam os salários atrasados, além de exigirem melhores condições no ambiente de trabalho naquela unidade.

O município de Juazeiro do Norte afirma que o Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), que é responsável pela administração da unidade, através da Secretaria de Saúde, deve demandar o pagamento dos profissionais que trabalham na UPA. Mesmo recebendo o repasse do município para aplicar a folha de pagamento dos médicos, o IMEGI não soube informar até então porque não se responsabilizou pelo pagamento da classe.

Pacientes reclamam da espera
Muitos pacientes estão no local desde o inicio da tarde. Nossa reportagem esteve no local por volta das 18 horas, e muitos ainda esperavam atendimento dentro e fora da unidade, mesmo que desde a hora do informe da paralisação dos atendimentos que não fossem urgentes, muitos já terem deixado a UPA ou se dirigido a outras unidades de saúde.

Algumas pessoas que estavam sentadas fora do local informaram que muitas pessoas deixaram o local depois de esperarem mais de 10 horas por atendimento na unidade. Os pacientes que estavam dentro da UPA reclamavam também do mau cheiro que estava dentro da unidade de saúde, devido a falta de estrutura nos banheiros do local, que exalavam o mau cheiro por todo o ambiente, que é fechado devido circulação de ar condicionado.

Nota da Secretaria de Saúde
Durante o final da tarde, segundo informações, a secretaria de saúde e o prefeito Arnon Bezerra estiveram no local em reunião, para definirem as ações mediante tal paralisação. A Secretaria de Saúde lançou no início da noite desta terça-feira a seguinte nota:

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informa, quanto à restrição parcial do atendimento dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro, nesta terça-feira (03), que os procedimentos para o pagamento dos profissionais já foram realizados e o mesmo deverá ser efetivado na quarta-feira, (04). A Secretaria informa ainda que todos os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos na Unidade. O Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), empresa terceirizada que administra a UPA, esclarece que o pagamento dos médicos é referente ao mês de fevereiro, uma vez que, por contrato, fica estabelecido que o mês trabalhado deverá ser pago no dia 25 do mês seguinte. Logo, o pagamento do mês de março será realizado em 25 de abril. A Secretaria de Saúde e o Imegi ressaltam que não houve tumulto na Unidade.”          (Portal Badalo)

Post a Comment