Várzea Alegre volta oficialmente para a 20ª Regional
de Saúde do Crato. FOTO: Fábio Oliveira

Dra. Luciana Rolim, vereadora do PV e vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, anunciou na sessão desta terça-feira, 10, o retorno de Várzea Alegre à 20ª Coordenadoria Regional de Saúde, na região do Cariri, com sede em Crato.

Segundo a vereadora, o retorno do município da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Icó para a 20ª Regional foi uma luta do prefeito Zé Helder (MDB) e do vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim - seu esposo.

A mudança de regional foi iniciada na gestão do ex-prefeito Vanderlei Freire. Naquele tempo, ouvindo o então secretário de Saúde do município, Fernando Fernandes, a gestão chegou ao entendimento que seria a melhor alternativa para o atendimento da população local a Regional de Saúde de Icó. Havia ainda um ingrediente a mais que favoreceu a decisão, que foi um desentendimento entre Fernando Fernandes e Maria de Lurdes Alencar Barreto - Sanitarista da Regional de Saúde do Crato.

Segundo o secretário Fernando Fernandes, a troca de regional de saúde não ocasionaria nenhum prejuízo no atendimento da população.

Mas, segundo o prefeito Zé Helder, essa troca de regional vinha gerando muitos problemas, especialmente com a transferência de pacientes, com a regional do Crato impondo dificuldades, alegando que a regional à qual Várzea Alegre pertencia era a de Icó, para onde os pacientes deveriam ser transferidos.

Em novembro de 2017, com menos de um ano integrando a região de Saúde de Icó, atendimento que teve início na metade de janeiro, o prefeito Zé Helder, sentindo essas dificuldades, manteve reunião com o Henrique Javi – Secretário Estadual de Saúde, para negociar o retorno de Várzea Alegre para a Regional de Saúde do Crato, tendo recebido sinal positivo, iniciando o processo burocrático, concluído nesta terça-feira.

A notícia oficial sobre a retomada do atendimento de Várzea Alegre pela 20ª Região de Saúde veio após reunião do Conselho Estadual de Saúde - CESAU-CE, da Secretaria Estadual de Saúde - SESA, que aprovou por meio da Resolução 20/2018, o Ofício Nº 369/2017 - Pleito do Prefeito Zé Helder, incluindo Várzea Alegre nesta área de saúde do Estado.                (varzeaalegreagora.com)

Post a Comment