Os impasses sobre os limites territoriais dos municípios que formam o triângulo CraJuBar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) já estão chegando na reta final, isso porque, os três prefeitos dessas cidades assinaram os documentos, onde fecham acordos e resolvem de vez a situação.

A questão já vinha se arrastando há vários anos, quando 
algumas prefeituras fizeram questionamentos, após a aprovação da lei que trata do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará.

Entre as indagações estava à definição de como seria o processo para ajuste de limites das três maiores cidades do Cariri.

Em março o chefe do executivo barbalhense, Argemiro Sampaio (PSDB), assinou o documento e afirmou na época que “não houve grandes alterações” no mapa dos municípios, se mantendo praticamente da mesma forma que era antes do assunto começar a ser discutido.

No mesmo mês, o prefeito do Crato, Zé Ailton (PP), também havia assinado o termo de ajustamento dos limites territoriais. O gestor apresentou um histórico sobre o assunto e ressaltou que essa decisão de aceitar os limites da forma que ficaram propostos veio após um consenso entre os gestores.

Para finalizar, nesta segunda-feira (21), foi à vez do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), assinar o documento, colocando um ponto final nos debates sobre o assunto.

Acompanhando as discussões desde o início, o vereador cratense Thiago Esmeraldo (PP), ressaltou que “realmente agora os limites (territoriais) estão certos”. Conforme o parlamentar, foi feito um Georreferenciamento e a partir daí, foi conquistada “a anuência de todos os prefeitos do CraJuBar”, explica Thiago.

O vereador reforçou ainda que “o Crato não ganhou terreno, ele apenas continuou do mesmo jeito que estava”, assim como também Juazeiro e Barbalha que continuam com o mesmo território.

Sobre os questionamentos relacionados à qual município pertenceria a sede regional do Detran, Thiago disse que o prédio já “tinha sido construído no Crato, antes desse acordo já era do Crato, e (agora) apenas regularizou, mas a placa lá era Juazeiro, porém, ali nunca foi Juazeiro, sempre foi Crato, então foi uma das terras do Distrito Industrial que voltou aos limites que eram antes”, destaca.

Segundo o vereador, a divisão do Distrito Industrial também foi regularizada, ficando cada uma das cidades com 33,33% do espaço. Além disso, o bairro Campo Alegre, que tinha parte da comunidade pertencendo a Barbalha, foi doado a Juazeiro do Norte, com isso, todo o território daquele bairro passa a pertencer ao município juazeirense.

A expectativa é de que em breve os estudos estejam sendo encaminhados para votação na Assembleia Legislativa do Ceará.          (www.gazetadocariri.com)

Post a Comment