Maria Larissa Leite Martins com o filho José Gabriel Martins
Saraiva; freezer de leite após pasteurização.
FOTO: Arquivo Hospital São Lucas
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, está em funcionamento desde 2010. Já foram atendidos mais de 1 mil recém-nascidos internados no hospital e em média 30 bebês por mês. A intenção é promover a proteção e apoio ao aleitamento materno.

De acordo com a coordenadora do BLH do São Lucas, Andrezza Parente de Siqueira, “(...) o aleitamento materno é recomendado como alimento exclusivo para os bebês até o sexto mês de vida e como complemento até os dois anos de vida ou mais (...)”, explicou.

Nesse sentido, o banco de leite realiza o processamento e controle de qualidade do leite materno doado através do excedente na produção de leite de mães para o BLH. Logo após, o leite é pasteurizado para alimentar os recém nascidos internados na UTI neonatal.

Apesar do programa atender muitas crianças, o a quantidade de leite coletado não supre a demanda. Aproximadamente apenas de 40% dos bebês são atendidos pelo leite pasteurizado do banco de leite.

Andrezza informou ainda que qualquer mãe que esteja amamentando o filho e queira doar leite, pode procurar o Banco de Leite, de segunda a quinta-feira das 7 às 17h e na sexta-feira das 7 às 16h no hospital São Lucas para maiores informações.

“As grávidas ou mães que estão em casa, com seus bebês e estejam com dúvidas ou dificuldades sobre aleitamento materno, também pode procurar o banco de leite. O cadastro é feito por meio de avaliação pela equipe do BLH de forma prática e rápida”, ponderou.

Para maiores informações é só acessar o site: 
https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh da Rede Global de Banco de Leite Humano.                     (Site Miséria)

Post a Comment