A população de 19 municípios da região do Cariri passa a contar com um equipamento fundamental para orientação, acolhimento e encaminhamento de usuários de drogas e seus familiares para a rede assistencial (SUS e SUAS), além de capacitar atores da temática, fomentar pesquisas e promover ações de prevenção. Nesta sexta-feira, 11, a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; e o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, inauguraram o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Cariri.

“O CRD Cariri é um irradiador da SPD em toda a região, oferecendo caminhos a quem precisa para a superação das drogas”, disse Izolda Cela durante discurso na solenidade de inauguração. A vice-governadora lembrou o papel do Estado de acolher e encaminhar as pessoas que necessitam de ajuda para as estruturas de atendimento disponíveis, dotadas de profissionais qualificados.

O equipamento fica localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, no Centro de Juazeiro do Norte; e proporcionará a interiorização da ações da SPD de uma forma ainda mais efetiva. O CRD Cariri operará nos mesmos moldes do CRD de Fortaleza, que fica situado na sede da Secretaria, no bairro Jacarecanga. Trata-se da primeira unidade governamental do tipo, voltada à temática de dependência química, a funcionar fora da capital cearense, oferecendo serviços totalmente gratuitos e sem a necessidade de agendamento. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

“Hoje é um dia de grande alegria para toda a equipe da SPD. Uma meta traçada foi cumprida. O CRD Cariri é uma realidade e torna-se, desde já, a porta de entrada a todo cidadão da região para que obtenha o apoio necessário para a solução dos problemas relacionados à dependência química”, destacou o secretário Will Almeida ao falar durante a concorrida solenidade. “O nosso objetivo é resgatar o máximo de pessoas dessa situação de vulnerabilidade”, apontou o gestor, enaltecendo a parceria com a administração municipal de Juazeiro do Norte.

O CRD Cariri conta com estrutura que inclui recepção, auditório, sala de atendimento individual e sala de gerência. A operacionalização foi possível graças a parceria firmada entre a SPD e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, que viabilizou a disponibilização de recursos humanos. Os funcionários municipais que atuarão no Centro de Referência, incluindo psicólogo, assistente social e enfermeiro, além de motorista, recepcionista, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, passaram por treinamento especial para atuarem junto ao público que enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

O prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, também prestigiou a solenidade, a exemplo de todo o seu secretariado. Para o gestor, o CRD Cariri representa um importante instrumento não só para a população juazeirense, mas de toda a região do Cariri. “O equipamento constitui-se em mais um passo fundamental para revertermos o avanço das drogas e o drama vivido, particularmente, por pais e mães que vêem os filhos envolvidos com a questão da dependência química”, disse.

Ainda no evento, o Padre Monteiro abençoou as instalações do CRD Cariri e apontou como fundamental as ações de prevenção às drogas, bem como a iniciativa de oferecer oportunidades de recuperação para os dependentes químicos. “A partir das oportunidades ofertadas, os resultados positivos aparecem”, ensinou.

A programação incluiu a assinatura do termo de cooperação técnica e administrativa entre a SPD e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, que pactua fluxos institucionais e recursos humanos e estruturais no sentido de garantir a otimização dos serviços voltados as políticas públicas sobre álcool e outras drogas. Ocorreu, ainda, o descerramento da placa de inauguração e visita das autoridades e do público às instalações do CRD Cariri.

Serviço
CRD Cariri
Local: Centro Multifuncional de Serviços do Cariri
Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Teleatendimento: 0800.2751475               (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment