O colegiado do Curso de Licenciatura em Letras – Libras, que está em processo de implantação na Universidade Federal do Cariri (UFCA), realiza o I Seminário de Escrita da Língua de Sinais do Cariri (SELSC), nos dias 7 e 8 de junho, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte.

Com o tema “Iniciando a disseminação da escrita de sinais”, o Seminário tem como principal objetivo difundir conhecimentos na área de Escrita de Sinais (SignWriting). É importante lembrar que, para a pessoa surda, a primeira língua é a Libras e não o Português. “Uma das disciplinas do curso de Letras – Libras será a de Escrita de Sinais, e eventos como esse são fundamentais para a formação profissional dos alunos que cursarão essa graduação, para posteriormente praticarem nas escolas e demais espaços da sociedade”, conta o professor Mardônio Oliveira, que faz parte da coordenação do Curso de Licenciatura em Letras – Libras. Ele afirma também que o evento é importante para todos os usuários da Libras, surdos ou não.

Embora ainda esteja em processo de implantação, o Curso de Letras – Libras vem realizando vários eventos visando a conscientização da população e difusão de conhecimento sobre a comunidade surda, como o I Encontro de Conscientização da Política para Surdos, realizado em dezembro de 2017; a I e a II Semana de Libras, realizas em abril de 2017 e 2018; e o projeto de extensão Café com Libras, em atividade neste primeiro semestre de 2018.

Para participar do evento e se inscrever nas oficinas, os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico: https://goo.gl/forms/TU7SAAfYIVn3ls8q1

SignWriting
A escrita de sinais foi desenvolvida pela dançarina estadunidense Valerie Sutton na década de 70, período em que estava na Dinamarca. Valerie havia criado um sistema para grafar passos de dança (DanceWriting), e pesquisadores da língua de sinais dinamarquesa viram, em seu sistema, uma possibilidade para criar a grafia dos sinais utilizados na comunicação das pessoas que fazem uso das línguas de sinais.

Atualmente, existem softwares destinados a auxiliar na escrita de sinais, além de dicionários e livros sobre a língua, materiais que auxiliam inclusive no aprendizado da Libras. Eventos como o I Seminário de Escrita da Língua de Sinais do Cariri são essenciais para que haja divulgação do conhecimento sobre a escrita de sinais, pois muitas pessoas acreditam que a Libras é uma língua ágrafa. A grafia de seu idioma é fundamental para que os surdos tenham com ele uma experiência mais rica, além de ser instrumento para a produção escrita dessa comunidade.

Programação completa:

Seminário de Escrita da Lingua de Sinais do Cariri (SELSC) - Iniciando a Disseminação da escritas de sinais

Local: Auditório do IFCE – Campus Juazeiro do Norte, que fica à rua Plácido Aderaldo Castelo, 1646

7 de junho

18h – Abertura do evento

Palestra “Libras: a carência da escrita no Cariri”

8 de junho

8h – Palestra: Estratégias para disseminação da escrita de Língua de Sinais, com Rundesth Nobre (UFC)

9h30 – Mesa redonda: Reconhecimento de escrita de sinais, com Kelly Fernandes (UFCA), Soraya Mendes (UFCA) e Rundesth Nobre (UFCA)

14h – Oficinas

Noções básicas da escrita de sinais, com João Filho (UFCA) e Kelly Fernandes (UFCA)

Noções avançadas da escrita de sinais, com Rudesth Nobre (UFC)            

(Assessoria de Comunicação da UFCA)

Post a Comment