No último sábado (12), o Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios, realizou o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, em média 50% do público alvo já foi imunizado.

Até o último sábado, desde o início da campanha, foram vacinadas 18.343 pessoas no Crato, o que representa 51,65% das pessoas inclusas nos grupos prioritários.

Em Juazeiro do Norte, a meta é vacinar 54.402 pessoas que fazem parte do grupo. Na cidade, já foram aplicadas mais de 32 mil doses, incluindo professores e pessoas com comorbidade, que apesar de receberem não contabilizam na meta. Em Barbalha, 44,01% das doses foram aplicadas.

A expectativa dos municípios é, que até 1º de junho, 90% das pessoas nos grupos de risco sejam imunizadas. As vacinas contra Influenza tipo A e B continuarão disponíveis nas unidades de saúde.

Podem se vacinar idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.                (Portal Badalo)

Post a Comment