Na manhã da próxima quinta-feira (17), será realizado no salão de atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade do Crato, o Seminário “Não há Educação sem Humanidade”. O evento é uma iniciativa do Fórum de Educação do Cariri e discutirá a proposta apresentada ao Senado Federal, na forma de ideia legislativa, que pretende retirar a oferta de cursos de ciências humanas das universidades públicas de todo país, deixando-a a cargo apenas das instituições particulares.

O Seminário marcará a retomada das atividades do Fórum de Educação do Cariri em 2018 e deverá trazer um contraponto à proposta apresentada ao Senado Federal. Para contribuir com esse diálogo a organização do seminário convidou a economista Laudeci Martins, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri, e o filósofo Fernando Gimbo, professor do curso de Filosofia da mesma universidade.

Ao final do encontro a comissão organizadora proporá a discussão e aprovação de um documento em defesa da permanência e fortalecimento dos cursos de humanas nas instituições públicas de ensino superior. Esse documento, em sua versão preliminar, está sendo chamado de Carta do Cariri.

O Seminário é gratuito e as inscrições prosseguirão até o dia 17 de maio, através do site: http://even3.com.br/educacariri ou no próprio local do evento. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (88) 9 9953-0610 e pelo e-mail forumeducacaocariri@gmail.com.

O Fórum de Educação do Cariri
O Fórum foi criado no dia 19 de setembro de 2017, data em que se celebrou os 96 anos de nascimento do educador Paulo Freire, por representantes de secretarias municipais de Educação, de escolas públicas e de organizações da sociedade civil caririenses, reunidos no SEST SENAT, durante a 5ª Semana Freiriana do Cariri.

“Desde então a ideia do Fórum vem tomando forma e ganhando consistência e ao longo dos últimos meses de 2017 nossos esforços estiveram concentrados na construção coletiva do processo de organização interna do mesmo, o que foi feito com bastante sucesso. Hoje temos clareza das razões de existir do Fórum e sabemos por onde começar nossa jornada coletiva ancorada na luta por uma educação ampla e democrática”, destaca Socorro Souza, diretora administrativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa e integrante da comissão organizadora do Seminário.

Serviço
Seminário “Não há educação sem Humanidade”
17 de maio de 2018, de 08:30h às 12:30h
Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada na Rua Cel. Antônio Luiz, 1161 – Pimenta – Crato/CE                  (Portal Badalo)

Post a Comment