FOTO: Divulgação-Prefeitura
A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra), continua notificando proprietários de residências que têm seu esgoto lançado nas vias públicas da cidade, para que estes possam construir sumidouros ou se interligarem a rede de esgoto da Cagece.

Na última semana a equipe esteve na rua Epitácio Pessoa, no bairro Franciscanos. Além desse, os técnicos já estiveram também em outros bairros da cidade, como o São José e Romeirão. O objetivo é que os resíduos sejam escoados de forma correta, evitando, dessa forma, a evacuação inadequada para ruas, avenidas e demais espaços públicos. A medida está amparada pelos artigos 47, 50, 118 e 193 da Lei N° 2571/2000, que trata sobre o Código de Obras e Posturas do Município.

Os referidos artigos levam em consideração que o esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. “A princípio nós estamos notificando e orientando as pessoas para retirarem essa água servida da rua e colocar na caixa coletora da Cagece, isso não sendo resolvido em 15 dias, é feita uma autuação e em seguida encaminhada ao Ministério Público”, explicou o Diretor de Fiscalização de Obras, Jone Hélio.

De acordo com o Diretor de Vigilância a Saúde, David Marrom, a água servida para rua pode ainda acarretar em algumas doenças para a população. “Diarréia aguda, esquistossomose, leptospirose e dengue são alguns dos males. Por isso é importante ter esse cuidado e não servir água de maneira errada”, disse.

A dona de casa e moradora da rua Epitácio Pessoa, Arnalda Amorim, não sabia que o esgoto da casa em que reside atualmente é escoado para a rua. Ela falou da importância da ação realizada pela Diretoria de Fiscalização da Seinfra. “É muito importante devido a limpeza, tendo em vista que a rua fica mais limpa e livre de mau cheiro”, destacou.             (Portal Badalo)

Post a Comment