Professor de Juazeiro do Norte apresentará projeto
na Irlanda. FOTO: Helio Filho
Um projeto desenvolvido pelo professor Rodrigo Nóbrega Martins, da escola Edward Teixeira Férrer, de Juazeiro do Norte, tem se destacado na rede municipal de Educação. O trabalho consiste na publicação de uma revista em uma plataforma digital, cujo conteúdo é todo feito pelos alunos. Muitos dos textos publicados são resultados de trabalhos escolares da disciplina de Língua Portuguesa que, geralmente, eram descartados após as avaliações.

Angustiado com o destino de toda aquela produção literária, o Professor Rodrigo Nóbrega, desenvolveu a revista eletrônica “Juno”, que compilou os textos produzidos pelos próprios alunos da escola. “Inquietava-me o fato de textos bons e talentosos dos alunos se perderem. Procuramos encontrar um meio para que esses textos pudessem ser aproveitados e compartilhados na própria escola, com outras turmas”, disse o professor, referindo-se aos trabalhos escolares.

Após pesquisas e contato com um professor da universidade da Columbia, nos Estados Unidos, Rodrigo recebeu a indicação para instalar um aplicativo de editoração de revistas desenvolvido por aquela Universidade. 

O professor conta que após a publicação da primeira edição da revista, ele inscreveu o projeto em vários editais, fazendo com que o projeto tivesse uma projeção para além do Município de Juazeiro do Norte. Segundo ele, após isso, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) concedeu Menção Honrosa ao projeto pela sua relevância pedagógica, e logo em seguida, ele conquistou a premiação “Professores do Brasil”.

No próximo dia 15 de maio, Rodrigo Nóbrega viajará até à Irlanda, onde apresentará o projeto para o Presidente Michael Higgins e outras autoridades daquele país. A previsão é que a viagem tenha duração de 09 dias.

A revista eletrônica Juno, produzida pelos alunos da escola Edward Teixeira Férrer, pode ser acessada através do endereço eletrônico: http://portalee.com.br/index.php/Juno

Post a Comment