No mês de maio, a 21ª edição do Projeto Sonora Brasil convida todos para lembrar a música instrumental das bandinhas marciais do interior. O Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio – CE recebe o show do Quinteto de Metais da UFBA em, Iguatu (15/5), Crato (16/5) e Juazeiro do Norte (17/5) em apresentações gratuitas e com classificação livre para todas as idades.

Em 2018, o Sonora Brasil tem a proposta: “Bandas Musicais: Formações e Repertórios” e leva um circuito de apresentações de conjuntos instrumentais a todas as regiões do País. Nas cinco cidades cearenses, os apreciadores de música tradicional brasileira tem a oportunidade de assistir ao quinteto de músicos e professores da Universidade Federal da Bahia: Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), que transformam as partituras em belas melodias com seus instrumentos de sopro.

Sesc ressignifica expressões musicais         
Há vinte anos acontece o Sonora Brasil, um projeto nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc) para ressignificação das expressões musicais brasileiras.

As bandas musicais existem no Brasil há mais de dois séculos, os primeiros registros históricos datam da chegada da Coroa Portuguesa, quando as solenes bandas militares foram criadas. A origem militar influenciou o repertório, as vestimentas e as apresentações em marcha, mas as bandas ultrapassaram os quartéis e levaram a educação musical para a população.

A participação nesses conjuntos era a única oportunidade que as pessoas comuns tinham de aprender um instrumento, por isso também ficaram conhecidas como músicas de fazendas, música de barbeiros, música de porta de igreja e música de coreto.

As tradicionais bandas musicais de marcha, também conhecidas como fanfarras, fazem parte da História da Música Brasileira. Com seus instrumentos de percussão e sopro (trompete, pistom, trompa, tuba e bumbos, entre outros) percorriam as ruas e praças das cidades interioranas, chamando as pessoas para “ver a banda passar”.

No circuito 2018 do Sonora Brasil, as regiões Norte e Nordeste recebe quatro formações: três representam os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e nas praças e o Quinteto de Metais da UFBA, que representa a  música de concerto, com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Sobre o Sonora Brasil
Criado em 1998, o Sonora Brasil tem no seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais. Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio aborda dois novos temas. Para 2017/2018, serão apresentados: “Na pisada dos cocos” e “Bandas de Música: formações e repertórios”, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um.       

Desde a sua criação, o projeto já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores em todo o país.

Programação

Iguatu
Data: 15/5
Horário: 19h
Local: Teatro da Unidade Sesc Iguatu (Rua 13 de maio, 1130, Centro)
Informações: (88) 3581-1130
Entrada gratuita 

Crato
Data: 16/5
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, Centro)
Informações: (88) 3523-4444
Entrada gratuita 

Juazeiro do Norte
Data: 17/5
Horário: 18h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227, Centro)
Informações: (88) 3587.1065
Entrada gratuita 

Serviço
Projeto Sonora Brasil 2018 - “Bandas Musicais: Formações e Repertórios”
Atração: Show Quinteto de Metais da UFBA
Período: 12 a 17/5

Post a Comment