Com vistas no futuro, Cariri sedia “Ceará 2050”. FOTO: Hélio Filho
O Cariri está sediando nesta terça (5) e quarta-feira (6) o projeto "Ceará 2050", que ocorre no Centro de Convenções, na cidade do Crato. A iniciativa é do Governo do Estado e desenvolvida pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (URCA). A intenção é desenvolver projetos em diversas áreas que possam estabelecer diretrizes que nortearão o estado para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em longo prazo independentemente de gestões e políticas partidárias.

Temas como saneamento básico, uso e destinação de resíduos, desenvolvimento econômico, planos municipais de mobilidade integrada nos municípios, uso dos recursos hídricos, além de diversas outras situações e projetos são debatidos no encontro. O evento reúne especialista de diversas áreas mediando o debate que é norteado principalmente pela demanda da própria população.

O representante do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômicas do Ceará) e coordenador do Ceará 2050, Adriano Sarquis, revela que essa é uma estratégia para garantir que a população tenha acentuado os trabalhos, por parte dos governos, nas áreas mais necessárias e com isso, possa ocorrer a equiparação dos investimentos de forma equitativa, contemplando todos os setores e diminuindo a desigualdade.

Após a execução do projeto é desenvolvido um termo de compromisso de aplicabilidade do plano. A forma de garantir que o projeto não seja descontinuado é a ação da própria população, através da sociedade civil organizada, cobrando dos futuros gestores a aplicação de políticas condizentes com o que foi pensado neste evento.      (Portal Badalo)

Post a Comment