Na noite desta segunda-feira, dia 11 de junho, o bispo diocesano, dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi homenageado em Sessão Solene no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), recebendo da Câmara Municipal o Título de Cidadão Cratense. A cerimônia homenageou também dom Vicente Matos com uma avenida que liga dois bairros do município: Mirandão e Nossa Senhora de Fátima.

A autoria do “Título de Cidadão” foi requerida pelo vereador Pedro Lobo (PT) com a intenção de agradecer o trabalho desenvolvido por dom Pastana, não apenas para o Crato, mas para a Região do Cariri. Após ser levado ao plenário da Câmara, para apreciação dos demais vereadores, obteve aprovação unânime.

“Ele já conquistou o coração e o respeito do povo, pela sua capacidade intelectual e pastoral, e a gente sabe a importância da diocese para esta cidade do Crato e da Região do Cariri”, considerou o vereador.

O vigário-geral da diocese, Padre José Vicente Pinto, o chanceler da Cúria Diocesana, Padre Rocildo Alves, e demais sacerdotes, além de seminaristas e religiosas também estiveram presentes. À sessão compareceram, ainda, fiéis leigos atuantes em pastorais, movimentos e serviços da Igreja.


Dom Gilberto, que chegou à Diocese de Crato em 17 de julho de 2016, como bispo coadjutor de Dom Fernando Panico, agradecido pela honraria, dom Pastana ressaltou a importância da cidade de Crato e o acolhimento que tem recebido do povo que aí vive: “É a carteira de identidade, o registro de nascimento, dessa terra onde estou servindo como bispo. É um significado muito profundo, porque é o reconhecimento de uma casa do povo, que deve expressar, sempre, o desejo do povo. Então, recebo com muita alegria. Cidadão é aquele que participa ativamente e ajuda a construir uma cidade que gera felicidade e alegria ao povo de Deus”, agradeceu o pastor diocesano, enfatizando a simbologia de receber a honraria, no dia em que dom Vicente Matos faria cem anos, “um bispo que deixou profundas marcas, que teve uma visão para sua época muito grande”.          (Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação)

Post a Comment