Fiéis participam da procissão de encerramento da Festa de Santo Antônio em Barbalha. FOTO: Josimar Segundo
Encerrou-se nesta quarta-feira (13) os festejos religiosos a Santo Antônio na cidade de Barbalha. A tradicional festa iniciou-se no último dia 26 de maio com a Noite das Solteironas e com o carregamento do Pau da Bandeira no domingo, 27 de maio. De acordo com a paróquia da Igreja Matriz, mais de 30 comunidades da cidade participaram da procissão que iniciou as 16 horas.

O carro andor, com a imagem de Santo Antônio, enfeitou as ruas e avenidas da cidade durante cortejo até a Igreja Matriz. Diversos fiéis, inclusive cumprindo promessas, caminharam toda a procissão descalços, em devoção a graças alcançadas pelo santo. Todas as capelas dos distritos e bairros de Barbalha trouxeram seus santos padroeiros em andores, que guiaram a procissão, tendo Santo Antônio como o principal deles seguindo por último.

Vindo de Portugal, a tradicional festa em homenagem ao santo existe desde a época da colonização do Brasil e hoje está presente em mais 300 municípios e distritos pelo país, segundo dados da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) até 2017.             (Portal Badalo)

Post a Comment