O cronograma dos saques do PIS/Pasep é detalhado pelo
Ministério do Planejamento. FOTO: TUNO VIEIRA

Começa nesta segunda-feira (18) o saque do Fundo PIS/Pasep para os cotistas que trabalharam entre 1971 e 4 de outubro de 1988, conforme anunciado pelo Governo Federal, atendendo divisão por grupos etários. O cronograma de saques foi dividido em duas etapas: a primeira vai até o dia 29 de junho; e a segunda, de 8 de agosto a 28 de setembro.

O intervalo é consequência do reajuste dessas contas, que acontece em julho. Segundo o Ministério do Planejamento, incluindo as flexibilizações realizadas para ampliar o saque desde o ano passado, há potencial para injetar R$ 39,3 bilhões na economia.

Quem puder esperar e deixar para tirar o dinheiro depois de 8 de agosto, em vez de sacar nesta segunda, pode ganhar até 10% a mais, porque ainda será feito cálculo do rendimento anual do PIS, conforme explicou o ministro do Planejamento, Esteves Colnago. Isso atualiza e aumenta o valor a ser recebido.

Conheça as datas para saques

. 18 de junho: pode sacar quem tem 57 anos ou mais;

. 30 de junho a 7 de agosto: suspensão de pagamentos para reajuste anual;

. 8 de agosto: liberação de saque para cotistas de todas as idades que possuem contas na Caixa (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep) com crédito automático na conta. Cotistas a partir de 57 anos continuam podendo sacar (e podem ganhar até 10% a mais, por causa do reajuste anual);

. 14 de agosto: saque liberado para cotistas de qualquer idade que tenham conta em outros bancos. O atendimento acontece nas agências da Caixa;

. 28 de setembro: último dia para saque;

Quem tem direito
Tem direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para cotistas com mais de 60 anos, o saque já é permitido.

Como saber
Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites da Caixa (http://www.caixa.gov.br/cotaspi) Banco do Brasil (http://www.bb.com.br/pasep). Outros canais disponibilizados para a consulta são o telefone 0800-726-0207, o aplicativo Caixa Trabalhador e caixas eletrônicos, por meio do Cartão do Cidadão. Correntistas da Caixa também podem fazer a consulta pelo serviço de internet banking, na opção "Serviços ao Cidadão".              (Diário do Nordeste)

Post a Comment