O Dia da Imunização é comemorado em 09 de junho. Em virtude da passagem da data, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação de Imunização, está promovendo uma semana de intensificação da vacina contra a varicela.

A vacina da varicela protege contra a catapora e é aplicada em crianças com idade de um ano e três meses. A coordenadora de imunização do Município, Marcia Rejane, explica que no calendário vacinal que iniciou em janeiro de 2018 foi acrescentada uma dose de reforço para crianças entre 04 e 06 anos de idade. “Muitos pais não têm conhecimento dessa nova dose entre os 04 e 06 anos. Então a gente orienta você que tem filho nessa idade que procure a Unidade de Saúde do bairro para vacinar contra a varicela”, reforça a coordenadora.

Se a criança já tiver recebido essa vacina anteriormente será necessária apenas mais uma dose. Mas se ela não recebeu quando tinha um ano e três meses será preciso receber uma dose agora e uma segunda dose 30 dias depois. “Toda criança menor de 06 anos tem que ter registrado no cartão duas doses da vacina varicela, que vai proteger contra a catapora. No período mais frio acontecem mais casos da doença, por isso a intensificação nesse momento”, explica Márcia Rejane.

Post a Comment