Trabalhadores da construção civil em obra de prédio.
FOTO: Tony Winston-Agência Brasília
Em abril de 2018, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção cearense marcou 44,9 pontos, evidenciando diminuição da produção em relação ao mês anterior. Este resultado é corroborado pelo nível de atividade efetivo, o qual se encontra abaixo do usual para o período, registrando 37 pontos no mês.

Os dados são de uma pesquisa Sondagem Industrial da Construção realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

No Brasil, os respectivos índices registraram 46,9 e 35,3, também indicando queda na atividade. Ademais, o número de empregados também registra queda, com índice marcando 40,3, valor menor que o registrado a nível nacional, 44,6.

Perspectivas para os próximos seis meses
No que se refere às perspectivas para os próximos seis meses, os industriais cearenses continuam confiantes. O indicador referente a perspectiva de novos empreendimentos e serviços foi de 55,1 pontos no Ceará e 54,7 no Brasil, e o de compra de insumos e matérias primas registrou 53,8 pontos no Ceará e 53,3 pontos no Brasil.

Porém, apesar das expectativas positivas para os próximos seis meses, o setor de construção cearense apresentou índice de intenção de investimento de 34,1 pontos, uma diminuição de 3,2 pontos com relação ao mês anterior. Vale frisar que os valores apresentados nesta sondagem não incluem os efeitos da greve dos caminhoneiros sobre a atividade econômica e expectativas da indústria de construção cearense.

A utilização da capacidade de operação em abril atingiu 62% no estado, redução de 2% referente ao mês passado, enquanto no Brasil esse percentual foi de 60%. Observa-se que a recuperação do percentual, em comparação ao ano anterior, ocorre de maneira mais expressiva no Ceará.

Difusão do número de empregados
Em abril, o indicador de difusão do número de empregados evidencia novamente diminuição do número de funcionários na indústria da construção cearense, marcando 40,3 pontos, indicando fechamento de postos de trabalho. No Brasil, o índice apresentou 44,6pontos, evidenciando cenário semelhante.       (G1 CE)

Post a Comment