A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltou a atender, nesta segunda-feira (18), os pequenos proprietários rurais que não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no prazo, encerrado dia 31 de maio. O serviço estava suspenso pelo Serviço Florestal Brasileiro, desde 1 de maio, para a atualização do sistema de coleta, armazenamento e processamento dos dados do CAR.

O atendimento da Semace é realizado de forma gratuita, com pessoal treinado, em onze postos instalados nos municípios de Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. Comunidades mais afastadas do posto podem solicitar a presença de uma equipe de cadastradores do CAR no local.

O serviço é aberto a quem tem a propriedade ou posse de até quatro módulos fiscais, em um dos 109 municípios incluídos no programa de cadastramento financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES. Quem não tem o comprovante do CAR, fica impedido de participar dos programas do Governo de apoio à agricultura familiar.

Números
Os números globais do CAR no Ceará, referentes a propriedade de todos os tamanhos, apontam que 6,07 milhões de hectares já foram cadastrados, correspondendo a 76,4% do total ou 141.447 imóveis. De acordo com as informações prestadas pelos proprietários, foram cadastradas, até o momento, 4.047 nascentes. Em relação ao remanescente de vegetação nativa, o índice parcial é de 44,9%, percentual que sobre para 51,8%, em relação às áreas de preservação permanente, e para 57,6%, quando é área de reserva legal.

Post a Comment