Pioneiro e referência no curso técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) lança a terceira turma na Unidade Crato, atendendo toda a Região do Cariri.  As matrículas já estão abertas e o curso tem previsão de início no dia 18 de junho, no período da manhã, com aulas das 8h às 12h, nos dias de segunda, terça e quarta-feira. Para participar, é preciso ter a idade mínima de 17 anos, estar cursando ou ter completado o 2° ano do ensino médio.

Cristiano Saraiva, gerente do Senac Crato, comemora o sucesso do curso. Segundo ele, o Cariri é referência em inclusão na área de libras pelo Senac, com a missão de atender bem a comunidade surda da Região. De acordo com ele, o Técnico em Tradução e Interpretação de Libras foi tão bem aceito que, logo após o lançamento da primeira turma, em agosto do ano passado, foi necessário abrir mais uma devido à procura.

O Cariri, destaca Cristiano, tem aproximadamente 30 mil surdos que necessitam de atendimento de excelência nas repartições públicas, escolas e bancos. Além da acessibilidade, o curso é um reforço na garantia da inclusão social, fazendo-se cumprir direitos e deveres. Para Cristiano, esses foram os motivos que levaram a iniciativa do Senac, em disponibilizar um maior conhecimento em Libras, ter sido tão bem aceita na Região, onde a comunidade surda é bem atuante. 

Um outro fator que reafirma a importância do curso é o mercado de trabalho. O gerente da Unidade informa que o intérprete em Libras é a profissão com o segundo melhor salário nas seleções públicas que estão acontecendo na cidade. “Mas para atender a essa demanda que vem surgindo cada vez mais é necessário se qualificar, e o Senac Crato, sem dúvidas, possui a melhor opção nessa área”, defende Cristiano.

Ministrado por docentes especialistas, o curso técnico tem 1200 horas/aula e habilita o profissional em processos de interpretação da língua de sinais, na forma escrita e oral. Entre os diferenciais do curso, estão a adoção do novo modelo pedagógico Senac – que contempla as diretrizes mais atuais no que se refere à educação profissional, bem como a necessidade de realização de estágio, reafirmando o padrão de qualidade da Educação Profissional oferecida pela Instituição com foco no desenvolvimento de competências.

O profissional qualificado terá competência para atuar em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como as áreas de comércio, serviços, turismo, indústria, associações, igrejas, eventos, além de instituições de ensino e pesquisa. Vale ressaltar que o curso do Senac contempla o Código de Ética do Intérprete/Tradutor, o Decreto de Libras e a Lei do Intérprete/Tradutor de Libras.                   (Site News Cariri)

Post a Comment