Esquecido, pedestal poderá ser restaurado em breve.
FOTO: Felipe Azevedo
Um pedaço da história de Juazeiro do Norte está esquecido. Em frente ao complexo de lojas Juazeiro Open Mall, na avenida Padre Cícero, um bloco de pedra, abandonado, mesmo sem parecer, faz parte da memória da cidade e deverá ser restaurado em breve. 

O Site Miséria conversou com o memorialista e radialista cratense, Huberto Cabral, que constou a história do objeto. Ali, ainda no início da década de 1960, ocorreu uma solenidade com a presença do Ministro da Guerra à época (posto que mais tarde passou a se chamar Ministro do Exército).

"Neste período, as pessoas de Juazeiro não acreditavam que a energia de hidrelétrica de Paulo Afonso fosse chegar até a cidade. Na época, não havia energia elétrica estabelecida por aqui", esclareceu.

A vinda do Ministro, no entanto, serviu para quem a população "acreditasse" que a novidade iria acontecer. O aparente bloco de pedra, na verdade é um pedestal da placa de inauguração do posto simbólico fincado ali, por onde passaria a fiação de Paulo Afonso. Cabral, na época jovem radialista, fez a transmissão do evento pela Rádio Educadora.

E agora?
Procuramos o Secretário de Cultura de Juazeiro, Renato Fernandes. Após pesquisa interna, Renato afirmou ter reconhecido a importância de restaurar e repor a placa, roubada há anos.

Ainda não há prazo para que ocorra a revitalização do espaço. No entanto, há uma atenção maior das autoridades competentes, que se mostraram sensíveis à história juazeirense que, por pouco, não se apagou. (Site Miséria)

Post a Comment