A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte está realizando ações de combate à leishmaniose. Na manhã desta quarta-feira (18), a ação aconteceu no bairro Pedrinhas. Na próxima sexta-feira (20), será na Vila três Marias.

Os agentes do Núcleo de Controle de Endemias, em parceria com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizaram testes rápidos DPP para leishmaniose. Em casos reagentes, foram colhidas as amostras para a realização da sorologia canina em laboratório. A equipe do CCZ  vacinou cães e gatos contra a raiva, como também disponibilizou a carrocinha para a necessidade de capturar animais.

“É de suma importância que essas ações aconteçam, principalmente iniciando nessas áreas, tendo em vista que são áreas que têm muitos animais irrestritos, que são os animais de rua”, explica a coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa.

De acordo com Mascleide, o Programa Nacional de Combate à Leishmaniose preconiza que a primeira estratégia é identificar os reservatórios da leishmaniose, que são os cães. “Um ponto importante dessa estratégia é levar para a população um serviço que muitas vezes é de difícil acesso para eles”, completa.

Post a Comment