A adesão pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital ainda é pequena no Ceará; de um total de dois milhões de motoristas, apenas 1,2 mil (0,057%) obtiveram a versão eletrônica do documento.

A CNH digital está disponível no Ceará desde 19 de junho, apenas para motoristas que já têm a nova versão do documento impresso, com o código QR. A exigência do novo documento é um dos motivos por que poucos motoristas procuraram a versão digital da carteira.

Com o a CNH digital, o motorista pode apresentar apenas o aplicativo no celular em blitz nas estradas. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou que o aplicativo da carteira digital também seja aceito por passageiros nos aeroportos de todo o Brasil.
Como obter

Para obter uma CNH digital, o primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code (modelo abaixo). Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

O segundo passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/. Quem tem a CNH no modelo antigo e quiser ter a digital precisa renovar o documento físico ou pedir a segunda via.

Não é possível ter só a CNH digital: segundo os Detrans, o documento impresso é fundamental para a versão virtual, que usa o mesmo código.      (G1 CE)

Post a Comment