Padre Cícero faleceu em 20 de julho de 1934 aos 90 anos; Arcebispo D. Orani Tempesta presidirá a celebração do 84º aniversário de morte do Padre Cícero. FOTOS: Jornal do Brasil e Fábio Venturi

O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, estará na cidade de Juazeiro do Norte no próximo dia 20, para presidir a celebração em louvor aos 84 anos da morte do Padre Cícero Romão Batista. D. Orani, a exemplo de outros Cardeais que participaram da missa do Padre Cícero, vem ver de perto a força e a fé do povo nordestino, junto ao Padre Cícero Romão Batista. É a primeira vez que D. Orani vem a Juazeiro do Norte, no Ceará.

Padre Cícero faleceu em 20 de julho de 1934 aos 90 anos e está sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde recebe milhares de visitantes todo ano. A cada dia 20, sempre às 06:00h, uma missa campal é celebrada em seu louvor, atraindo milhares de fieis e devotos de muito longe, que, de forma simples e humilde, vem rezar e pedir uma bênção ao “Padim Pade Ciço” como é carinhosamente tratado.

Nascido na cidade do Crato no dia 24 de março de 1844, Padre Cícero, pessoa bastante carismática e caridosa, ainda hoje é amplamente discutido cientificamente em várias partes do mundo. Sempre muito leal e fiel a sua igreja, faleceu suspenso de ordem devido ao suposto milagre da transformação da hóstia em sangue, fato ocorrido em 06 de março de 1889. Segundo se sabe, Padre Cícero, realizava a comunhão com várias pessoas durante a missa, quando viu a hóstia se transformar em sangue na boca da beata Maria de Araújo. Esse fato, segundo os historiadores, se repetiu várias vezes.

SEMPRE PRESENTE

Como acontece todo dia 20 de cada mês e especialmente no dia 20 de julho, uma multidão de romeiros e devotos do Padre Cícero, chega a Juazeiro do Norte e logo cedo, participa da missa em frente a Capela do Socorro, onde Padre Cícero está sepultado. A missa que desde o ano de 2008 é transmitida ao vivo pela TV e internet a nível nacional, tem crescido muito, chegando a surpreender muita gente. A cada celebração, é fácil encontrar turista do Sul e Sudeste do país, presente na missa do dia 20.

A presença de D. Orani Tempesta na missa deste dia 20, é mais um forte motivo em favor da reabilitação do sacerdote cearense. Padre Cicero foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade, Praticamente é considerado como fundador do município que, de uma pequena vila, se libertou do Crato em 22 de julho de 1911 e este mês completa 107 anos de existência.            (Site Miséria)

Post a Comment