O Instituto de Apoio à Criança com Câncer de Barbalha, no último dia 09 de julho de 2018, promoveu na cidade de Missão Velha o treinamento ‘Fique de olho: pode ser câncer infanto-juvenil’. A palestra foi voltada para os agentes comunitários de saúde da cidade, com o objetivo de orientar e habilitar esses profissionais para que possam colaborar no diagnóstico precoce da doença, orientando os pais diante de um quadro de suspeita, reduzindo o tempo entre a apresentação dos sintomas e o início do tratamento. 

De acordo com Instituto de Apoio à Criança com Câncer, através dos relatos das mães de crianças em tratamento, percebe-se que grande parte das crianças com câncer inicia o tratamento muito tarde. Isso acontece por causa da dificuldade de diagnóstico da doença. Muitas crianças recebem outros diagnósticos e realizam outros tratamentos antes de serem diagnosticadas com câncer, fato que faz com que a criança perca um tempo precioso. 

Cerca de 70 agentes de saúde participaram da capacitação, realizada a câmara de vereadores de Missão Velha. O evento ocorreu com palestra ministrada pelo Dr. Antônio Marlos Duarte. Durante a capacitação, os participantes foram informados sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, as formas de detectar esses sinais e sintomas e as atitudes a serem tomadas diante de um quadro de suspeita da doença.

O Câncer Infanto-juvenil 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico precoce. O Instituto estima 12.500 novos casos da doença para 2018, sendo que as regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos. O câncer infanto-juvenil já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. 

O IACC 
A instituição que realizou a capacitação foi o Instituto de Apoio à Criança com Câncer – IACC, de Barbalha, que é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atende às necessidades psicossociais dos portadores de câncer entre zero e dezenove anos de idade, oferecendo suporte também aos seus cuidadores. 

A capacitação dos agentes de saúde faz parte de uma série de ações da instituição no esforço de tornar o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil um ponto forte da região do Cariri. Outras capacitações como esta serão realizadas nas outras cidades da região.

Post a Comment