Será realizado na Lira Nordestina, durante os dias 23 e 24 de julho, das 14h às 18h, o Intercâmbio de Ceramistas Portugueses com ceramistas e Artistas Populares do Cariri que faz parte do II Encontro de Culturas, Artes e Saberes dos Sertões, que reunirá artesãos de Portugal e do Cariri.

O evento, idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, envolve atividades em diversas linguagens artísticas no campo da pesquisa e da cultura regional, que reúne ações nas cidades de Quixadá, Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Irão se reunir na Lira Nordestina nomes como o da Mestra Lourdes Cândida e sua família; o artista Francisco dos Santos, André da Silva e Artur Alves, e os ceramistas portugueses Carlos Lima e Xana Monteiro. O evento, que se realizará na unidade de forma ampliada ao público, tem o objetivo de ser um espaço para trocas de saberes sobre os seus processos criativos, e idealiza difundir os artistas ceramistas no país e no exterior.

Rosemberg, que atua na construção de espaços culturais em todo o Nordeste e idealizou o projeto de Escolas de Saberes em diversas localidades, afirma que há a possibilidade de difundir estes artistas também em Portugal. “A intenção e criar este intercâmbio lá e cá, levar este e outros eventos que reúnam artesãos, espalhando a cultura do Cariri em Portugal, e vice-versa”, afirma. (Portal Badalo)

Post a Comment