Selestrial é o nome do espetáculo criado pelo flautista pernambucano, Júnior Crato, e pelo violonista cearense, Fabrício da Rocha, com releituras das composições de Hermeto Pascoal, mestre da música instrumental brasileira.

A dupla se apresenta pelo Projeto Sesc Instrumental no dia 3 de agosto, às 19h, em Nova Olinda. No teatro da Fundação Casa Grande, os músicos mergulham no universo musical do arranjador alagoano de 82 anos, mundialmente conhecido por criar novos instrumentos e pelo talento para a improvisação. Em Selestrial, os jovens instrumentistas traduziram as sinfonias de Hermeto para o timbre da flauta e do violão e interagem com vídeos biográficos exibidos no palco.

“Humor, conhecimento, curiosidades e música, tudo isso deixa o espetáculo com um tom bem particular e dá ao público em um ambiente dinâmico e estimulante”, diz Júnior.

Criador de novos paradigmas para o som instrumental, “o mago” da música, como Hermeto  é apelidado, formulou o conceito de música universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente, entre outros.

O flautista explica que, apesar da densidade dos arranjos musicais, há simplicidade nas composições de Hermeto. “A filosofia musical dele é de que tudo é música, tudo tem nota, tudo tem som. É muito brasileiro, com uma assinatura que é dele, existe também essa sonoridade nordestina e colocamos no repertório”, diz Junior.

Sesc instrumental
A dupla formada há cinco anos mora no Crato conta com o apoio cultural do Sesc na região do Cariri para  mostrar sua música.  Júnior Crato iniciou seus estudos em flauta transversal no Conservatório Pernambucano de Música em Recife e graduou-se em  Música na UFPE. Estudou com maestros como Bernat Castillejo (Espanha) e Antonio Carrasqueira e já se apresentou na Noruega, Finlândia e nos principais festivais de música instrumental no Brasil.

Fabrício da Rocha é um violonista autodidata e fez parte do grupo Breculê, destacando-se também como compositor e arranjador. Os dois já apresentaram o espetáculo Selestrial nas unidades do Sesc no Crato, Juazeiro e Fortaleza, reapresentando-o, desta vez, por meio do Projeto Sesc Instrumental, que divulga artistas caririenses deste gênero e fortalece a diversidade das estéticas musicais presentes na região.

Serviço:
Sesc Instrumental – Espetáculo Selestrial
Local: Teatro da Fundação Casa Grande (Rua Jeremias Pereira, 444, Nova Olinda)
Data: 3/8 (sexta-feira)
Horário: 19h
Classificação: Livre
Informações: (88) 3587 1065
Gratuito

Post a Comment