O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), determinou o embargo da reforma da Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O órgão federal quer averiguar melhor uma fossa séptica encontrada recentemente na Rua Padre Cícero, no entorno da obra.

Apesar da determinação, a Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, em conversa com a reportagem do site Miséria, afirmou que não irá paralisar a obra. A justificativa é de que o projeto não interfere na preservação do achado histórico.

De acordo com Nildo Rodrigues, que faz parte da chefia e trata de assuntos no gabinete do prefeito Arnon Bezerra (PTB), a justiça será acionada sob o argumento de que a obra acontece ao lado da fossa séptica, e não no mesmo local.

Ainda não há informação sobre visita de técnicos do Iphan para reavaliar o local. No último dia 21 de junho, arqueólogos da Universidade Regional do Cariri (Urca) visitaram o espaço após especulações sobre do que se tratava o buraco encontrado.

Historiadores trabalhavam com a hipótese de que seria um depósito de armas da época do Padre Cícero. O laudo de que a galeria seria, enfim, uma fossa, não foi suficiente para o Iphan, que deve inspecionar o local em breve.

A ação do Iphan deve atrapalhar as pretensões da gestão municipal de entregar a obra já no mês de setembro para os festejos da Romaria de Nossa Senhora das Dores. Ainda segundo Nildo, se a obra for parada pode afetar o calendário de romarias do segundo semestre.            (Site Miséria)

Post a Comment