O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) l Arnaldo Manoel Machado Borges está visitando a Região do Cariri e a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos derivados - Expocrato 2018.

Ele veio ao Cariri debater a situação dos criadores de zebu, bem como, prestigiar a Expocrato, considerada como uma das mais importantes exposições do agronegócio do Nordeste brasileiro.

Nesta quinta-feira, 19, Arnaldo Borges realiza uma palestra às 15 horas no auditório do Geopark Araripe, no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato.

Falando em nome dos criadores de zebu de todo o Brasil, será  um momento  que o presidente da ANCZ ira retratar a importância da pecuária, do agronegócio e a participação dos criadores de zebu do Cariri na associação nacional.

Antes, Arnaldo Borges participa de um café  da manhã com a imprensa e visita as novas instalações do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

O produtor de zebu e advogado Kleber Filho participa desses eventos e avalia que a Expocrato se consolida como evento de negócios e que deve trabalhar para chegar ao nível dos grandes eventos nacionais do setor como a ExpoZebu em Uberaba, Minas Gerais.
.
Saiba um pouco mais sobre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é a maior entidade de pecuária do mundo, com sede em Uberaba (MG), e  tem a nobre missão de produzir carne e leite de qualidade, e trabalha desde 1934 na defesa dos direitos dos produtores rurais.  

Atualmente a ABCZ representa os interesses de mais de 22 mil associados e é a responsável pelo registro e melhoramento das oito raças zebuínas, Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Sindi, Tabapuã. Mais de 600 mil animais são registrados anualmente.

A entidade contribui para a formação de um rebanho cada vez mais precoce, produtivo e lucrativo, para isso, são feitos altos investimentos em tecnologias que auxiliam o criador no trabalho de seleção e melhoramento genético. Desde 1992 vem sendo desenvolvido um eficaz e completo programa de melhoramento genético, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ. Os dados obtidos por meio de provas zootécnicas do PMGZ são fontes para geração das avaliações genéticas de animais jovens e adultos e disponibilizam ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos brasileiros.

Em 2017 lançou-se o PMGZ Internacional, que é desenvolvido por meio de parceria entre a ABCZ e associações de Zebu no mundo, onde a entidade pretende contribuir com sua expertise para o aprimoramento do Zebu em diversos países. Bolívia, Nicarágua e Panamá já aderiram ao programa e muitos outros estão em análise.

O próximo passo da ABCZ está sendo o ‘Projeto para Aplicação da Seleção Genômica’, que já vem sendo desenvolvido por meio de parcerias com instituições de pesquisa como a Embrapa e entidades do segmento.

Além do trabalho de seleção desenvolvido pelo PMGZ, a ABCZ fomenta o acesso à genética melhoradora por meio do projeto Pró-Genética em17 estados brasileiros.

ExpoGenética acontece em agosto

Buscando mostrar ao mundo todo o trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelos criadores brasileiros e capitaneados pela ABCZ, criou-se há 11 a ExpoGenética, feira para o melhoramento genético, com mostra de animais melhoradores e discussões teóricas relevantes para o setor. A ExpoGenética acontecerá de 16 a 26 de agosto de 2018, além de intensa programação técnica terá uma vasta agenda de leilões.

Post a Comment