Header Ads

Professores querem tombamento do prédio da antiga Escola Normal de Juazeiro


Um grupo de professores de Juazeiro do Norte vai pedir o tombamento do prédio da antiga Escola Normal Rural. Para tanto já houve uma primeira reunião, a qual foi realizada sexta-feira (06) passada no Memorial Padre Cícero, oportunidade em que foram discutidas as questões judiciais, tendo em vista a elaboração do pedido de tombamento junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Os professores temem que o prédio sofra algum dano em sua estrutura arquitetônica ou até mesmo a sua demolição, como ultimamente vem ocorrendo na cidade de Juazeiro em relação a prédios históricos. No momento, o prédio da antiga Escola Normal está praticamente ocioso, pois os cursos profissionalizantes mantidos pelo EEEP Professor Moreira de Sousa ocupam apenas as salas da parte do prédio que se localiza na Rua do Cruzeiro. A parte do prédio a ser tombada é a que se situa na Av. Dr. Floro, que é a original.

A Escola Normal Rural de Juazeiro foi fundada em 13 de junho de 1934, sendo a primeira no gênero criada no Brasil, e durante toda a sua existência foi um grande marco na educação juazeirense, daí a sua importância histórica. 

EQUIPE
A equipe de professores que está propondo o tombamento do prédio da Escola Normal é composta por Daniel Walker, Pedro Barros, Renato Dantas, Renato Casimiro, Núbia Ferreira e sua irmã, Quitéria Lúcia, todos com estreita ligação com a Escola Normal. Além dos professores citados estão também fazendo parte da comissão a diretora da EEP Professor Moreira de Sousa, Nágila Kellen; a Diretora do CREDE 19, Eliane Estrela; e os representantes da Secretaria de Cultura de Juazeiro,  Cristina Holanda, Diretora do Memorial Padre Cícero; Sandra Nancy, Secretária Executiva da Secretaria de Cultura e o Secretário de Cultura, Renato Fernandes. O prefeito Arnon Bezerra está dando todo apoio à Comissão e até pretende pedir ao Governador do Estado, Camilo Santana, a cessão do prédio para a Prefeitura Municipal. Na próxima sexta-feira (13) acontecerá uma nova reunião.   (Portal de Juazeiro)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.