FOTO: Frederico de Holanda Bastos
Até o próximo domingo (22), das 8h as 12h, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável está oferecendo a toda a população e turistas uma opção diferenciada nesta Expocrato: um passeio pelas belezas naturais da Chapada do Araripe. A iniciativa, conforme contou o secretário Luís Carlos Saraiva, é do Projeto Domingo nas Trilhas já executado pela pasta, “mas nessa semana fizemos questão de ampliar”.

Os participantes saem da Casa do Guarda, no Belmonte, localizada logo após o Serrano Atlético Cratense, onde lá, o Mestre Galdino, orienta sobre as trilhas, práticas ambientais e sobre a flona e a flora. “Durante o percurso, ele vai mostrando as plantas e dando informações; se aparecer algum bicho também”, esclarece Allan Bastos.

Quatro mirantes podem ser visitados: o da Sede, do Serrano, da Pedra Branca e da Cuia de Oito. “Na hora, dependendo da disponibilidade do grupo, Mestre Galdino indica qual mirante deve seguir”. Cada percurso dura de 40 minutos a uma hora e meia.

De acordo com o Luís Carlos Saraiva, o projeto tem por objetivo recepcionar, orientar, e procurar garantir estrutura para as pessoas que visitam a Chapada do Araripe. “O fomento do turismo ecológico é um projeto determinante para alavancar o turismo da nossa cidade nacional e internacionalmente. Para isso contamos com o apoio incondicional da gestão do prefeito Zé Ailton que vem contribuindo e apoiando esse exitoso projeto. Atualmente contamos, aos domingos, com a visitação de visitantes de varias cidades vizinhas”, diz o secretário.

O projeto conta com a parceria da Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da Flona Araripe (ACAFA); do ICMbio; Geopark Araripe; Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU); e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial; Guarda Municipal e com o apoio da Polícia Ambiental, que oferece o efetivo patrulhamento na Floresta Nacional do Araripe em todos os pontos de proteção ambiental do Crato e do Cariri. (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment