Analista avalia que o setor agropecuário está se beneficiando
com a quadra chuvosa ocorrida dentro da média histórica.
FOTO: Fabiane de Paula
O Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE), divulgado, ontem (16), pelo Banco Central (BC), apresentou variação positiva de 1,50% em junho ante maio. Em 12 meses, o índice, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,18%, enquanto no ano, o crescimento foi de 0,58%. Entretanto, no segundo trimestre, o IBCR caiu 0,50% no Estado, diante da greve dos caminhoneiros em todo o País. Os dados são dessazonalizados (ajustados para o período). Levando em consideração os dados na série observada, o crescimento da atividade econômica do Ceará em junho ante o mesmo período do ano passado foi de 0,10%.

No segundo trimestre de 2018, o índice subiu 0,27% em relação aos dois primeiros meses do ano passado. No ano, o IBCR cresceu 0,69%, e em 12 meses, variação positiva de 1,10%.

O Estado registrou em junho deste ano 136,30 pontos no índice, pouco acima dos 134,75 pontos assinalados em maio. O IBCR-CE de junho de 2018 foi um pouco maior do que os 135,68 pontos em relação a igual mês do ano passado, de acordo com os dados do Banco Central.

"Assim como o resultado do Brasil, a queda registrada no segundo trimestre foi decorrente da greve dos caminhoneiros, ocorrida no final de maio, que afetou negativamente, principalmente, atividades relacionadas a serviços. Na comparação no mês, em relação ao mesmo mês do ano anterior, a série positiva de crescimento no ano de 2018 foi interrompida justamente no mês de maio, onde registrou-se uma forte queda de 2,42%, ainda assim, este resultado negativo não foi suficiente para tornar o segundo trimestre, na mesma comparação com o ano anterior, negativo, já que verificou-se um crescimento de 0,27%", explicou Nicolino Trompieri Neto, coordenador de Contas Regionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece).

De acordo com ele, para os próximos meses, a tendência para a economia cearense é de crescimento. "O setor agropecuário está se beneficiando da quadra chuvosa ocorrida dentro da média histórica. No setor industrial, apesar da construção civil apresentar uma recuperação muito lenta, a indústria de transformação vem apresentando índices de crescimento que mostram uma recuperação mais sólida. No setor de serviços, o comércio vem se beneficiando do aumento do consumo das famílias, apesar de ainda não atingir níveis verificados em períodos de antes da crise". (Diário do Nordeste)

Post a Comment