A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira, 23, a suspensão da venda e distribuição de vários lotes de vegetais congelados importados. A decisão foi tomada após o órgão ser notificado pela Rede Internacional de Autoridades de Inocuidade dos Alimentos (Infosan)sobre uma contaminação dos produtos pela bactéria Listeria monocytogenes.

De acordo com nota divulgada no site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2015, cerca de cinco países da Europa chegaram a registrar, aproximadamente, 47 casos de contaminação por ano. Estudos sugerem que o contágio está ligado a uma série de vegetais congelados produzidos na Hungria. A Austrália foi o único país fora do continente europeu a registrar casos de contaminação através dos alimentos.

A Infosan ressalta que tem trabalhado juntamente com Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações (Rasff) para identificar todos os lotes que, possivelmente, estiverem contaminados. Eles ainda alertam que a pessoa, antes de consumir qualquer produto congelado, deve esquentá-lo em água fervente para garantir a eliminação de qualquer bactéria ou vírus.

A Listeria monocytogenes, encontrada em alimentos de origem vegetal e animal, pode causar, em pessoas saudáveis, uma doença chamada gastroenterite, um tipo de intoxicação alimentar. Já em pessoas com imunidade baixa, pode manifestar septicemia, meningoencefalite e até mesmo meningite.

A Anvisa ainda informa que a suspensão vale para todo território nacional. O recolhimento dos alimentos que fizerem parte dos lotes contaminados já foi solicitado. Confira a lista divulgada pelo órgão: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/37974177/do1-2018-08-23-resolucao-re-n-2-262-de-20-de-agosto-de-2018-37974033/   (O Povo)

Post a Comment