A cidade se chamava "Freguesia" e "Barbalha", na verdade, era nome
de uma adorada mulher. FOTO: Alana Soares
Os barbalhenses estão em festa. Sexta-feira, 17 de agosto, dia do município de Barbalha, data que marca 172 anos de emancipação política.

Recentemente listada entre as 20 cidades brasileiras mais deslumbrantes e pouco conhecidas pela Revista Bula, a terra dos Verdes Canaviais, dos Engenhos e da Festa de Santo Antônio possui encantos mil para o visitante e o morador.

Um passeio por seu Centro Histórico rende momentos de saudosismo. Uma visita na Escola de Saberes ou uma tarde no degustando da sombra e água fresca no Balneário do Caldas. Descobrir seus fatos e histórias e fascinar-se ao saber que nome era Freguesia e que "Barbalha", na verdade, era nome de uma adorada mulher.

Personalidades carismáticas têm aos montes: a Solteirona Mais Famosa do Brasil, Socorro Luna; o moto-táxi que diz ter feito corrida daqui até São Paulo, Joaquim; a dona do forró mais querido de toda a região, Maria dos Forró dos Véi; os grandes mestres da Cultura que perpetuam o reisado, coco, manero pau, dança de São Gonçalo; e o dindim de biscoito e de frutas que arrasta freguesia de Fortaleza para cá.  172 de Barbalha!         (Site Miséria)

Post a Comment