O evento Buarqueando os Anos de Chumbo é uma iniciativa pensada, principalmente para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e acontecerá, neste domingo (26), no Cariri Garden Shopping. A proposta é refletir sobre a Ditadura Militar 1964 -1984, a partir da obra de Chico Buarque, considerado o mais produtivo e engajado compositor de músicas de protesto no Brasil.

A inscrição deve ser feita no Colégio Paraíso, em Juazeiro do Norte, com a doação de uma lata ou de duas caixas de leite, que serão destinadas ao Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) de Barbalha e ao Projeto Menino Jesus de Crato.

“Será uma aula literária em que buscaremos compreender, junto ao público, as estratégias narrativas que Chico usava para driblar a ditadura”, explica a coordenadora do evento Flávia Ferreira. “As músicas de Chico darão a aula. Os professores convidados fomentaram a discussão, garantindo o suporte necessário para compreendermos os Anos de Chumbo”, completa.

Dono de um incontestável talento para despistar a censura da Ditadura Militar, Chico Buarque compôs canções que carregam um estilo poético singular, e toda a riqueza da língua portuguesa para falar, por entre linhas, figuras de linguagens e outras estratégias discursivas, aquilo que não se podia dizer explicitamente.

As canções de Chico Buarque, compostas no período de exceção, não só são recorrentes em vestibulares, como são bons exemplos para aperfeiçoar a habilidade de interpretação, seleção e organização de fatos e ideias, competências essenciais à redação do ENEM.

Serviço
Evento: Buarqueando os Anos de Chumbo
Data: 26 de agosto (domingo)
Local: Praça de alimentação – Cariri Garden Shopping        (Portal Badalo)

Post a Comment