“Você é o que lê” é um bate-papo sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo, com três autores e representantes da cena literária, jornalística e artística brasileira: Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. O trio compartilha com o público os mais variados assuntos em uma conversa descontraída que fala sobre redes sociais, youtubers, política e futebol. A ideia é atrair leitores para uma abordagem da literatura com prazer e diversão. 

Assim, os autores contam como diferentes livros marcaram fases distintas das suas vidas e de que forma essas literaturas contribuíram para suas trajetórias profissionais. Os livros é que comandam as narrativas abordadas no encontro, no entanto, discussões sobre sociedade, políticas públicas e educação são constantes nesses debates.

Apaixonados pelo universo literário, os três já publicaram obras de romance, poesia, contos e crônicas, além disso, toda semana publicam em colunas de jornais brasileiros espalhados pelo país. Para eles, ler não é somente se isolar com um livro, mas é se reinventar por meio da leitura.

O projeto acontece na Unidade do Sesc Crato, dia 23/8, a partir das 19h30, sendo a entrada 1kg de alimento.

Trajetória
O “Você é o que lê” nasceu em 2016 na cidade de Salvador e no mesmo ano passou por Brasília, Paraty (durante a realização da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty), São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2017, o projeto seguiu itinerante, passando por Aracaju, Santos (na abertura da Tarrafa Literária), Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza, além de voltar ao Rio de Janeiro e à São Paulo. Em 2018 já foi apresentado na Rocinha no Rio de Janeiro e em Capão Redondo – São Paulo, Vitoria – ES, Belo Horizonte, Manaus, Flip novamente, tendo tido sua mais recente parada em Petrolina – PE. No total, foram mais de 25 mil espectadores que compareceram ao bate-papo em teatros grandes, pequenos e em espaços públicos abertos para falar de literatura e de todas as facetas da leitura no cotidiano.

23/8 – 19h
Café Literário: Você é o que lê
Bate-papo sobre o mundo da literatura e como ele reflete o mundo contemporâneo. Participam três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira, Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá.

Local: Sesc Crato – Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, nº 443)

Post a Comment