Você é de Humanas ou de Exatas? Presentes em escolas e universidades, esse e outros questionamentos serão postos no programa Conversas Filosóficas desta sexta-feira, 10 de agosto. A atividade integra a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri) e será realizada na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir das 19h. A entrada é gratuita. Para mediar a conversa, foram convidados os professores Ricardo Monteiro e Saulo Portella.

Quando pensam sobre qual curso fazer, é comum os estudantes realizarem testes de aptidão que as identificam com Humanas ou Exatas. A categorização, entretanto, pressupõe que essas áreas de conhecimento sejam completamente distintas e não conectadas. Mas de onde vem essa ideia? Sempre teve essa diferenciação? Haverá, de fato, ciência inexata ou desumana? A proposta é dialogar sobre a origem e o porquê de existir tal diferenciação.

Ricardo Monteiro é professor da UFCA. Também atua como pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Saulo Portella é professor da Rede Estadual de Ensino.

Serviço
Humanas x Exatas: a quem interessa esta disputa?

Dia: 10 de agosto, quinta-feira

Horário: 19h.

Classificação: livre.

Duração: 60min.

Local: Auditório Bárbara de Alencar (Sala 89), Campus da UFCA, Juazeiro do Norte (CE).

Post a Comment