“O Menino do Tambor” é o primeiro de oito espetáculos do projeto
“Volta ao Mundo em 8 histórias”. FOTO: Wandeallyson Landim
Juazeiro do Norte. O espetáculo juazeirense “O Menino do Tambor ” representou o Cariri no XI Festival de Teatro Tecendo Risos, em Concórdia, Santa Catarina, subindo ao palco nesta quinta-feira (16). O festival nacional está acontecendo desde o último dia 5 e vai até o próximo sábado. Com mais de 40 inscritos, apenas 10 espetáculos foram selecionados para o evento, que reúne profissionais da arte cênica de todo País.

O objetivo do Festival é promover e estimular o teatro e a cultura, proporcionando intercâmbio entre os grupos, artistas e o público, assim como, revelar novos expoentes das artes cênicas no âmbito local e nacional. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Concórdia (SC) em parceria com a Secretaria de Cultura do Município.

Sobre o espetáculo
“O menino e o Tambor” é o resultado final da primeira etapa de um projeto maior, idealizado pela professora de Artes Cênicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), Andreia Paris, intitulado “Volta ao Mundo em 8 histórias”. Seu objetivo é apresentar e conhecer o mundo por meio de oito histórias de diferentes regiões do planeta: Índia, África, Austrália, Rússia, Oriente Médio, Itália, Brasil e China, por meio da representação teatral.

Assim, pretende-se criar oito espetáculos, cada um a partir de uma história, apresentando as particularidades de cada lugar: a sua música, comida, comportamento e relações humanas, explorando a diversidade do mundo. “O menino do Tambor”, primeiro espetáculo desta jornada, trata-se de uma aventura livremente inspirada no conto tradicional indiano “O Tocador de Tambor” do estado de Guzerate, costa ocidental da Índia.

Protagonizado pela personagem Fuinha, o espetáculo propõe uma versão “palhacística” introduzindo o público às particularidades da comida, da música, da dança, da vestimenta e dos cheiros indianos. Esta montagem é resultado de mais de um ano de pesquisas e ensaios, ficando pronto em outubro de 2016. Desde então, vem realizando apresentações em espaços da região do Cariri, bem como do estado do Ceará.  (Blog Diário Cariri)

Post a Comment