Dois estudantes de Juazeiro do Norte conquistaram medalhas na maior e mais importante olimpíada de matemática do mundo. Luiz Morgado, e Aquiles de Souza (ambos de 16 anos), foram os únicos estudantes do Ceará na delegação brasileira que participava da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), e conseguiram na competição uma medalha de prata e uma de bronze, respectivamente.

A participação na conceituada competição mundial, onde estavam os melhores estudantes de cada país, foi garantida após os estudantes também serem medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MsF), edição brasileira.

Os juazeirenses, que desembarcaram nesta quarta-feira (08) no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, foram recebidos como verdadeiros heróis pelos seus familiares, amigos e professores, afinal, nunca nenhum outro educando da região do Cariri havia ganho uma medala na AIMO.

Orgulhosos, os pais de ambos os estudantes aguardavam ansiosos a chegada do voo, que trazia os filhos. “É uma emoção imensurável”, comentou Arlinda Regis, mãe de Aquiles de Souza enquanto aguardava. “Esses meninos alcançaram um feito inédito”, destaca Luiz Gustavo Morgado, pai de Luiz Morgado. As medalhas ganhas pelos educandos, nunca haviam sido conquistadas por estudantes da região do Cariri.

A Olimpíada Internacional da Ásia 2018 (AIMO), realizada na capital tailandesa, de 3 a 7 de agosto, reuniu os 1400 estudantes com melhores resultados em matemática de 14 países. Os testes são aplicados nos idiomas inglês e tailandês. Além de participarem da maior competição olímpica da área, os estudantes selecionados têm a oportunidade de conhecer toda a diversidade da cultura asiática.     (Portal Badalo)

Post a Comment