A tarde do último domingo, 26 de agosto, já estava no seu término, quando os moradores da Comunidade do Horto, em Juazeiro do Norte, saíram em procissão com a imagem e bandeira da Mãe das Dores. O cortejo, já tradicional, foi acompanhado pelo Pároco/reitor padre Cícero José da Silva e marcou a abertura do momento mais importante da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a Festa de sua Padroeira.

Após chegarem na Basílica Santuário, que já estava com o seu patamar repleto de fiéis, a bandeira da festa foi entregue pela família que a acolheu e, juntamente com as bandeiras do Vaticano, do Brasil, do Ceará, do município e dos nove estados da Região Nordeste, foi  hasteada por um leigo, fazendo memória ao ano nacional do laicato, o lema da festa e o último domingo do mês vocacional, que a Igreja celebra o dia do cristão leigo.

Em seguida teve início a Celebração Eucarística, que foi presidida pelo padre Hélio, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Juazeiro do Norte, e concelebrada pela comunidade sacerdotal da Basílica Santuário.

Em sua homilia, o padre frisou o discurso de Jesus, que muitas vezes foi duro, mas que trouxe vida para todos os que se deixavam tocar-se e viviam seus ensinamentos.  “Às vezes, ao falarmos com alguém, dizemos coisas que nem sempre agradam muito. Isso também acontece com a Palavra de Deus. Ao escutá-la devemos nos perguntar: Essa palavra é útil para minha vida? Ela é necessária para colocá-la em prática?  E, é por isso, que Jesus não muda o seu discurso e sua palavra incomoda algumas pessoas”, disse.

Enfocando a fala de Pedro no Evangelho, o celebrante lembrou que a “Palavra de Vida, introduz no coração de quem a escuta, a certeza de que é possível ser feliz com aquilo que se tem, pois, todos recebemos o mesmo amor, porque Deus se deu igualmente para todos”.

No final da celebração, padre Cícero José agradeceu a presença de todos e estendeu o convite para a preparação da Festa da Padroeira, que acontecerá entre os dias 27 a 31 de agosto nos setores paroquiais. (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment