Um incêndio, considerado de grandes proporções, continua devastando desde a última sexta-feira (24) uma extensa área na zona rural de Canindé (a 118Km de Fortaleza). Conforme informações da Guarda Municipal, o fogo já atingiu a localidade de Bom Jesus, se alastrou pela caatinga da região de Targinos, distante cerca de 35Km da sede do Município, e estava chegando às proximidades do Assentamento Jacuturu, onde há uma reserva florestal. As causas ainda são desconhecidas.

Todavia, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da região, tenente-coronel Sousa Júnior, a hipótese mais provável é de que o fogo tenha começado após alguém fazer fumaça para espantar abelhas e colher mel. “No local onde começou o incêndio, uma pessoa foi capturar abelha para tirar o mel, aí fez fumaça para sair e não apagou o fogo, deixou. Como está seco, se espalhou rapidamente”.

fogo já devastou aproximadamente 30Km de mata, ressaltou.

Como os locais por onde o fogo se espalha é de difícil acesso a Guarnição do Corpo de Bombeiros em Canindé não tem como chegar com o caminhão tanque. A alternativa viável nesses casos é o trabalho manual, realizado por brigadistas. Como a área do incêndio é na zona rural, não existe risco para a população. Apenas para a flora e para os animais, por ser uma reserva de proteção ambiental do Ibama, onde são recebidos bichos oriundos de apreensões.

Mesmo assim, cinco homens do Corpo de Bombeiros trabalham para evitar que as chamas se alastrem ainda mais. A Secretaria de Infraestrutura de Canindé disponibilizou um trator patrol para auxiliar no combate ao fogo. A máquina deverá abrir valas em uma extensão de 1.500Km e. nesta sexta-feira (31) 15 brigadistas de combate a incêndios florestais deverão chegar para trabalhar na contenção do fogo. São profissionais do Prevfogo, do Ibama, acrescentou a Assessoria da Prefeitura.  (Diário do Nordeste)

Post a Comment