FOTO: Instituto Lula
Conforme pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira, 17, o ex-presidente Lula (PT) tem a preferência do eleitorado do Ceará, apesar da incerteza de se ele poderá de fato ser candidato devido à Lei da Ficha Limpa. O petista lidera com 56% das intenções de voto do Estado, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 15%.

Em um cenário em que Lula não possa concorrer, o candidato do PDT sobe à liderança, com 39% das intenções de voto. Pesquisa foi encomendada pelo Sistema Verdes Mares e feita com 1.204 pessoas de diferentes sexto, idade e escolaridade. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-04197/2018.

O vice de Lula, Fernando Haddad, tem  apenas 2% das intenções de voto dos cearenses caso o ex-presidente não possa concorrer. Com Lula retirado da disputa presidencial, o número de votos brancos e nulos no Ceará salta de 6% para 17%. Nesse cenário, Bolsonaro, antes com 9% das intenções de voto, passa a ocupar o segundo lugar, com 14%.

Os candidatos Cabo Daciolo (Patriota), Eymael (DC), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não pontuam caso Lula possa concorrer. Sem Lula, Cabo Daciolo, Vera e João Goulart Filho ganham 1% de intenção de voto. 

Confira os números
Com Lula
Lula - 56%
Ciro Gomes - 15%
Jair Bolsonaro - 9%
Marina Silva - 5%
Branco/Nulo - 6%
Não sabe/Não respondeu - 4%
Geraldo Alckmin - 2%
João Amoedo e Álvaro Dias - 1%
Cabo Daciolo, Eymael, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, Vera e João Goulart Filho - 0%

Sem Lula
Ciro Gomes - 39%
Branco/Nulo - 17%
Jair Bolsonaro - 14%
Marina Silva - 11%
Não sabe/Não respondeu - 7%
Geraldo Alckmin - 5%
Fernando Haddad - 2%
Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Vera e João Goulart Filho - 1%
Eymael, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e João Amoedo - 0%    (O Povo)

Post a Comment